
sexta-feira, 31 de julho de 2009
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Festa Brava
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Quem feio ama, bonito lhe parece
Feio para quem passa , horrível para quem vê e triste, muito triste, para quem se lembra do antigo terreno cheio de socalcos de vinha, incenseiros, trepadeiras e um grande castanheiro, como se fosse o supervisor responsável por toda aquela bonita desorganização natural.
Por ideia brilhante de mente iluminada resolveu-se revirar e revolver a terra, derrubar muros e arrancar árvores, e tudo para quê? Ao que se sabe, até hoje, ainda não se sabe.
Certo é que se ficou ali com um feio monumento à inércia, com o qual é brindado o visitante que procura o símbolo da freguesia, a Torre.
Mas, agora, o que está feito está feito. São precisas ideias para transformar este descampado grotesco num espaço que possa trazer utilidade à freguesia, bem como enriquecê-la esteticamente.
sábado, 25 de julho de 2009
Vólei de praia na Urzelina
A freguesia da Urzelina possui agora um recinto para a prática de voleibol de praia, localizado no antigo campo de voleibol da Sociedade União Urzelinense. Fica-se assim com mais uma opção para a prática de desporto durante os meses de Verão, não esquecendo o antigo campo de croquet, também localizado na mesma instituição.
Ambos recintos contam com iluminação, sendo também possível a sua prática durante o período nocturno.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
terça-feira, 21 de julho de 2009
Piscina da Urzelina com mais qualidade
segunda-feira, 20 de julho de 2009
sábado, 18 de julho de 2009
Que desencanto na Canada do Canto
É de louvar toda e qualquer obra que se faça com o fim de melhorar a qualidade de vida de uma localidade. Contudo, é preciso ter cuidado com o que se deixa por obrar.
Na entrada da Canada do Canto, vindo da zona balnear dos Portinhos, deparamo-nos com este enorme buraco à beira de uma curva. Um perigo para moradores e transeuntes que venham mais distraídos.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Não basta ser postal, é preciso parecê-lo.
"Se vires as barbas do vizinho a arder põe as tuas de molho".
Certamente que, se este moinho pensasse, o antigo e sábio provérbio lhe estaria a passar pela mente.
Depois de ter merecido a honra de representar toda uma região, foi deixado como que esquecido apresentando já sinais de degradação exterior.
Após contacto efectuado com o Conselho Internacional de Minologia, não só lamentaram a situação como garantiram que entrariam em contacto com a Câmara Municipal de Velas a fim de se encontrarem soluções.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Motivo de orgulho

Para quem desconhece, neste ano de 2009, a Rede Portuguesa de Moinhos, numa edição da Etnoideia, publicou um colecção de doze postais com fotografias de alguns moinhos de todo o território nacional.
Com orgulho verifiquei que entre os doze seleccionados, a representar a Região Autónoma dos Açores, figura um dos moinhos da freguesia da Urzelina.
Isto só mostra que o investimento na preservação do nosso património não só vale a pena como também acaba por ser reconhecido.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
E Tudo o que o Vento ainda não Levou…
Dizer que a terra está seca e não produz porque o sol foi severo, compreende-se. Que a ribeira transborda e causa estragos porque a chuva exagerou, já aconteceu.
Agora, entregar ao vento a culpa da queda do moinho não só é caricato como não resolve o problema, até porque não é do vento o dever da sua manutenção. E até, se analisarmos bem, o vento, em vez de estragar o moinho, veio mostrar o quão estragado já ele estava.
Lamentável é que esta situação se arraste desde o Outono do ano passado, sem que ninguém lhe ponha cobro ou dê algum tipo de explicação. Mas, mais importante do que gastar tempo à procura de um culpado que nunca vai aparecer, é necessário reunir esforços e accionar os mecanismos necessários para resolução da situação.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Descubra as Diferenças
