quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Usemos o que temos

"Nesta casa viveu e morreu em 1837 o vigário José António da Silveira Barcellos heróico pároco da Urzelina quando da erupção vulcânica de 1808. Exemplo de virtudes sacerdotais a cujos generosos e aturados esforços se deve a construção da actual igreja de S.Mateus." (citação da placa)



Encontra-se assim a casa que, para além de ser um bom exemplo da arquitectura da época, foi residência do pároco da Urzelina que, após o vulcão de 1808 ter destruído a antiga Igreja da freguesia, conseguiu "um valioso subsídio do governo" para a construção da actual, depois de várias petições feitas nesse sentido. Contudo, este edifício histórico passa ao lado de toda a gente, encontrando-se votado ao abandono sem a importância que lhe é devida.

Porque não rentabilizar este espaço criando uma Casa-Museu da Urzelina?

Um espaço onde se poderia dar a conhecer a história da freguesia, explicar o fenómeno geológico mais marcante da Urzelina, o vulcão de 1808, divulgar as nossas tradições (como por exemplo as festividades em honra do Espírito Santo, que aqui são tão genuínas), e também dar lugar a exposições temporárias.

1 comentário:

Anónimo disse...

já temos um museu mas nem o sr presidente da junta lhe dá o devido valoR!