domingo, 6 de junho de 2010

Obras nos Portinhos

Estão em curso obras de requalificação da zona balnear dos Portinhos. Estas obras visam aumentar a zona de lazer e melhorar os acessos ao mar, algo que se vinha tornando necessário. 
As opiniões divergem quanto à sua execução isto porque, de momento, os Portinhos estão com aspecto duma loja de porcelana depois da visita de um elefante, tal aspecto deve-se à necessidade de recorrer a uma máquina que, para chegar ao local desejado, forçou a abertura de um largo caminho por entre a rocha criando um ponto sem retorno naquilo que era a paisagem habitual dos Portinhos.
No meu ponto de vista, a solução que causaria menos impacto na envolvência dos Portinhos, passaria pelo uso de máquinas mais pequenas e mais mão-de-obra, no entanto, reconheço que deste modo a obra levaria muito tempo e os seus custos elevados, logo pouco exequível tendo em conta o contexto económico actual.
Sendo assim, e porque a mal ou a bem já está feito, é agora importantíssimo que haja a inteligência de se aliar à força da máquina a arte e o engenho do Homem para que os Portinhos não percam a sua alma e estatuto de recanto especial, não se caindo na tentação do cimento sobre cimento (temos como exemplo e aviso aquilo que foi feito no Porto da Urzelina).
Outro ponto que tem de ser levado em consideração diz respeito à segurança. Na zona onde se está fazendo o novo acesso ao mar, há não muito tempo, caiu rocha e pode vir a cair mais, pelo que se torna imperativo tomarem as devidas precauções para não acontecerem acidentes.
Desconheço o tempo previsto para a execução da obra contudo, e uma vez que se recorreu à máquina, calculo (ou pelo menos assim espero) que não venha prejudicar os utentes durante a época balnear.
Que, com estas obras, não fiquem esquecidos os balneários e se descuide da limpeza do local, porque de nada servirá a construção de novas infraestruturas se não se recuperarem as antes existentes.

2 comentários:

zé do tasco disse...

Mais uma obra daquelas que tanto nos têm feito habituar, ou seja, uma vergonha para juntar às tantas que têm sido feitas na nossa Urzelina. Enfim são rosas são...

A. Soares disse...

Embora o aspecto, seja o já referido, concordo com a realização das obras. Pois deste modo torna possível a visita de possoas com dificuldades de locomoção. Apenas considero que devia ser realizado um estudo de estabilidade da rocha adjacente à nova zona de acesso ao mar, para que não ocorram acidentes como já se sucedeu em algumas zonas balneares do país (pode não acontecer este ano ou no próximo, mas é uma realidade com a qual temos de viver, pois a costa marítima encontra-se em constante degradação). Aproveito também para deixar a minha opinião de não ser necessário regressar ao passado para criar espaços agradáveis à vista e práticos para o lazer. É preciso lembrar que normalmente as pessoas estão sempre à procura de casa ou carros novos que se fosse por serem iguais ao que já tinham, não se davam ao trabalho de procurar. Por isso apenas basta aproveitar o que de bom foi deixado e com isso criar uns Portinhos diferentes sem deixar de ser uma excelente zona balnear.