sábado, 21 de agosto de 2010

O futebol numa forma sintética

Estão a decorrer as obras para instalar o piso sintético no campo do Futebol Clube Urzelinense. Uma obra há muito esperada, resultante de um projecto iniciado pelos anteriores executivos, e que representa um investimento superior a 28.400€. Mas será uma prioridade para a freguesia?
Sem considerá-la uma obra prioritária considero-a importante se for acompanhada de uma nova forma de ver e pensar o futebol, tendo em conta a realidade e necessidades da comunidade em geral.
Para que o investimento efectuado seja rentável e sirva toda a comunidade, uma vez que estão em causa dinheiros públicos, há que pensar o futebol de um modo diferente, ou seja, pensar o futebol como um meio e não como um fim em si mesmo, dito ainda de outra forma apostar fortemente na formação como meio de desenvolver o desporto e saúde ("mente sã em corpo são") com vista a um projecto de longo prazo (o tempo de uma geração) de modo a que se crie uma cultura de escola de desporto que possa formar atletas de qualidade, bem como chamar ainda mais jovens à freguesia. 
Contudo, que não se esqueça que desporto não é só futebol. Recordo que na nossa freguesia já existiram outras modalidades com bons desportistas, nomeadamente no voleibol, e actualmente existem medalhados regionais e nacionais em judo urzelinenses. Lembro ainda que a nossa freguesia possui boas condições físicas para a prática de desportos náuticos e que já teve um Clube Naval em funcionamento. 

Sem comentários: