domingo, 30 de janeiro de 2011

Projeto para a Baía da Urzelina

A Junta de Freguesia da Urzelina entregou uma recomendação ao executivo camarário, com o intuito de se reunirem esforços junto do Governo Regional, para a construção de um molhe de proteção na Baía da Urzelina, alegando que desta forma será possível a utilização do Porto da Urzelina durante todo o ano rentabilizando, assim, as obras que estão sendo levadas a cabo no referido porto. Do mesmo modo, serviria para descongestionar o Porto das Velas durante o Verão. A recomendação foi aprovada por unanimidade em Assembleia Municipal.
Posto isto, gostaria de deixar algumas questões que considero pertinentes e que devem ser tomadas em conta  antes de se avançar para um projeto desta envergadura, uma vez que sugere grandes modificações neste local da freguesia.
Que impacto terá na orla costeira da freguesia?
Tendo em conta a conjetura, que retornos económicos trará um investimento com  esta dimensão, e se estes retornos justificam a revolução que se pretende efetuar na paisagem urzelinense?
Não seria importante, antes de mais, envidar esforços no sentido de se finalizarem empreendimentos que estão inacabados, como o campo de futebol, as obras no próprio Porto da Urzelina, uma solução para o descampado em frente à torre, a melhoria da estrada que liga ao norte da ilha e a recuperação dos balneários dos Portinhos?



6 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite cara jorgense eu sou de sao miguel e gostaria que tirases umas fotos das obras que estao a decorrer em sao jorge como por exemplo as do aerdromo o porto das velas agradesia esse favor porque tou curioso pela evoluçao dessa ilha espetacular.

Anónimo disse...

Quem conhece este sítio, sabe que isto só pode ser uma brincadeira da Junta de Freguesia.Ou é talvez uma manobra de diversão para distrair Urzelinenses e assim não pensarem na miséria de Junta que têm. Descupem, mas isto apenas me dá vontade de rir...

Anónimo disse...

Ó Bruno,desculpa fazer este comentário, porque eu sei que não é tua ideia fazer publicidade desta ideia mas apenas suscitar debate, mas é ridículo publicares uma notícia desta que é ridícula, tal como caíram no ridículo as pessoas que aprovaram isto por unanimidade em assembleia municipal.
Peço desculpa novamente, pois até gosto de vir visitar este espaço, mas desta vez tiveste mal, pois esta é daquelas que só dar-lhe atenção é cair no ridículo.
E vou-me calar pois sem me aperceber já estou a cair no ridículo.

Anónimo disse...

Acho um projecto muito bem concretizado, temos uma baía muito boa mas que infelizmente é afectada por muitos ventos do quadrante SUL. Além disso é um passo para um futura marina a longo prazo, para descongestionar a baía de Velas na época alta. E tam´bem com marina, é sinonimo de a nível de restauração e comércio tenhamos uma subida na época, logo mais prestigio logo hotelaria a longo prazo. Bem gaja.

Bruno Soares disse...

Caro anónimo, embora você julgue o projeto ridículo não considero que a sua divulgação o seja, uma vez que o que se pretende neste espaço é a troca de opiniões, quer sejam favoráveis ou não. Visto tratar-se de um projeto ambicioso acho pertinente que seja conhecido pelos urzelinenses para que estes se pronunciem sobre o mesmo.
Agradecia que nas próximas intervenções se identificassem de modo a contribuir para a qualidade do debate.

Tonico Machado disse...

Isto é cúmulo dos cúmulos nem Porto temos quanto mais um molhe, acho que esta Junta Freguesia anda demasiado visionária, não olhando aos problemas localizados mesmo debaixo do seu nariz. Enfim a democracia é que escolheu, mas agora aceitem as críticas porque neste andar vão receber muitas, cuidado com estas obras estão a estragar a beleza natural a nossa freguesia :(